Terça, 23 de Outubro de 2018
   
TEXTO

Seis maneiras de concluir os estudos

SEIS MANEIRAS PARA CONCLUIR O ENSINO MÉDIO

 

(Lecio Castro de Melo - Especialista em Metodologias de Ensino da Física)

Muitas são as causas que impedem as pessoas de concluírem os seus estudos, decorrente disso essas pessoas sofrem privações no campo profissional, social e cultural, mas também muitas são as formas e possibilidades ofertadas para que estas pessoas concluam os seus estudos e assim possam exercer a sua verdadeira cidadania.

Já é de conhecimento de todos, que o Mercado de Trabalho está cada vez mais competitivo, também é sabido que um bom currículo faz a diferença durante as contratações, desta forma a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio é uma necessidade para todos aqueles que pretendem ingressar em uma carreira funcional ou alcançar promoções.

Serão apresentadas seis formas para a conclusão do ensino médio, assim o futuro estudante poderá escolher a forma que mais adequada ao seu perfil. Nada impede a matrícula em mais de uma modalidade aumentando as chances de conseguir o diploma em menos tempo, sendo que é possível utilizar os resultados obtidos em uma delas juntamente com os obtidos em outra.

O ENSINO REGULAR é a modalidade tradicional de ensino na qual o estudante frequenta os três anos do ensino médio em uma escola pública ou particular, devendo ter no mínimo setenta e cinco por cento de presença nas aulas e ser aprovado nas avaliações das disciplinas.

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) tem uma dinâmica parecida com a do ensino regular, porém pode ser concluída em 18 meses. O curso é presencial e também exige setenta e cinco por cento de presença, as atividades são desenvolvidas considerando que o estudante dispõe de pouco tempo para atividades externas e o período que o mesmo encontra-se afastado da escola.

Os EXAMES SUPLETIVOS COM PROVAS AGENDADAS (CESECS) são centros para funcionamento de Banca Permanente de Avaliação. Nesta modalidade de ensino o candidato que necessita da conclusão do Ensino Fundamental ou Médio poderá solicitar o Exame Especial em banca permanente de avaliação em centros de Educação Especializada—CESECS, em qualquer época do ano, faz as provas e se atingir a média em todas as disciplinas está formado, se não elimina parcialmente e agenda a prova das disciplinas restantes para uma outra data. Neste caso fazer um cursinho preparatório para esta prova pode ser uma grande alternativa.

Os EXAMES SUPLETIVOS  também conhecidos como exames de massa (provões) são oferecidos duas vezes ao ano: no mês de julho e no mês de dezembro, as inscrições são realizadas, geralmente, nos meses de abril e setembro. Para se submeter aos exames os candidatos poderão se matricular em cursos preparatórios ou se prepararem sozinhos. Aquele que não conseguir aprovação em todas as áreas inscritas poderá, no próximo exame, se inscrever para eliminar as áreas em que foi reprovado.

TELECURSO é um sistema educação a distância que consiste em tele-aulas que são exibidas na Rede Globo, na TV Cultura, no Canal Futura, na TV Aparecida e na Rede Vida. As aulas tem uma duração de aproximadamente quinze minutos e podem ser assistidas em qualquer local e são dividas por matérias. Além das aulas são disponibilizados materiais didáticos para cada disciplina. As avaliações ocorrem duas vezes por ano e as inscrições podem ser feitas pela internet.

EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTO (ENCCEJA) poderá ser utilizado para obtenção do certificado de ensino médio. Para que possa conseguir o certificado a pessoa deve obter ao menos 100 (cem) pontos de um total de 200 (duzentos) em cada uma das quatro áreas da prova e quinhentos pontos na redação. Com a nota obtida no ENCCEJA o estudante poderá requerer o diploma do Ensino Médio.

O curso Saiba mais é um curso Preparatório para várias destas provas e tem a solução ideal para o seu caso, para maiores informações entrar em contato:

(41) 3018-2500 ou WhatApp: (41) 9572-3651.

No curso Saiba Mais você terá a confiança, credibilidade e a qualidade de quem há mais de 8 anos atua neste segmento, tendo formado mais de 2000 alunos neste período.

 

 

 

Enquete

Qual o curso que mais lhe disperta interesse?