Terça, 17 de Setembro de 2019
   
TEXTO

Inscrições ENEM 2016

Faltam poucos dias para o início do período de inscrição do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Milhões de estudantes brasileiros farão as provas, que serão aplicadas no fim deste ano, em busca da realização do sonho de uma vaga em um curso superior. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet e o Exame será aplicado em aproximadamente 2.000 municípios de todo o Brasil.

Criado pelo Governo Federal no ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha como principal objetivo avaliar o desempenho dos concluintes da educação básica. No entanto, em 2009, algumas mudanças foram implantadas pelo Ministério da Educação (MEC) e, com a ajuda do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enem vem se consolidando, edição após edição, como o principal mecanismo de permanência e acesso ao ensino superior no país.

Os estudantes que fizerem as provas do Enem 2016, por exemplo, terão o direito de participar de processos seletivos dos programas do MEC que ofertam vagas em institutos e universidades federais, bolsas de estudo e financiamento de cursos em faculdades particulares: Sisutec 2017 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional), Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada), ProUni 2017 (Programa Universidade para Todos) e Fies 2017 (Fundo de Financiamento Estudantil).

Provas Enem 2016

edital com todas as regras, cronograma completo, inclusive com a data das provas do Enem 2016 será publicado no site oficial do Enem no Inep no início do mês de maio. A expectativa é de que o período de inscrições esteja compreendido entre o fim do mesmo mês e os primeiros dias de abril.

Caso seja mantido o mesmo valor de 2015, a taxa de inscrição do Enem 2016 será de R$ 63,00. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são automaticamente isentos do valor. Pessoas de baixa renda também podem pedir isenção, no momento das inscrições, preenchendo a declaração de carência que estará disponível no site.

Ao todo, as provas contarão com 180 questões do Enem 2016, divididas igualmente entre 4 áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. As perguntas serão de múltipla escolha, com cinco alternativas (A – E), onde apenas uma é correta.

As provas são aplicadas em dois dias, nas tardes de sábado e domingo. No primeiro dia, os candidatos resolvem as questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo, devem ser resolvidas as questões de Linguagens e Matemática, além de ser desenvolvida a redação do Enem 2016.

O tempo de duração do Exame é de 04h30min no sábado e de 05h30min no domingo. Em ambos os dias os portões de cada local de prova do Enem 2016 são abertos ao meio dia e fechados às 13h. O início das provas se dá às 13h30min, pontualmente. Todos os municípios levam em conta o horário oficial de Brasília/DF.

data das provas do Enem 2016 será escolhida como a das últimas edições, onde sempre aconteceram no fim do mês de outubro ou início de novembro. Assim, como ainda restam alguns meses, sai na frente quem começa a se preparar com antecedência.

Assuntos Enem 2016

As matérias do Enem 2016 não fogem daquilo que deve ser estudado durante os anos de ensino médio e são distribuídas entre as áreas de conhecimento da seguinte maneira:

· Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;

· Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;

· Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;

· Matemática e suas Tecnologias: Conhecimentos numéricos, geométricos, estatísticos, probabilísticos, algébricos e geométricos.

O tema da redação do Enem 2016 será escolhido pelo Inep e mantido em sigilo até o momento da aplicação do Exame. No texto, de caráter dissertativo-argumentativo, o estudante deverá defender sua opinião, expor seu conhecimento e apresentar soluções sobre o assunto proposto. Por isso, é muito importante ficar antenado às notícias cotidianas, lendo jornais, revistas e acompanhando noticiários pela televisão e internet.

Já passou da hora de começar a se preparar para as provas, que acontecerão no final do ano e a melhor opção é, sem dúvida, o curso preparatório para o ENEM e Vestibular do Curso Saiba Mais, em parceria com o Positivo e o IESDE.

Temos turmas com início imediato, as aulas são de segunda a sexta feira e as temos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para maiores informações entre em contato no: Fone: (41) 3018-2500 ou WhatsApp: (41) 9966-0281.

Texto adaptado: http://www.enem2015.net.br/inscricoes-enem-2016.html - Acesso: 04/04/2016

 

Enquete

Qual o curso que mais lhe disperta interesse?