Domingo, 27 de Maio de 2018
   
TEXTO

Perguntas Mais Frequentes

1. O que é Educação à Distância?

Educação à Distância – EAD – É assim que é conhecida em todo o mundo a modalidade de ensino aprendizagem em que o aluno não precisa estar necessariamente presente na sala de aula. Ele pode estudar em sua própria casa, no local de trabalho ou qualquer outro lugar, usando da melhor forma o tempo de que disponha para destinar ao aprendizado.

2. É possível aprender sem ter o professor ao lado?

Todo autodidata sabe que, sem disciplina e esforço, é quase impossível aprender tudo sozinho. Mas a verdade é que com método, bom senso e boa vontade, ficam mais fáceis do que se pensa. Se não fosse assim, qualquer aparelho, ao invés de um Manual de Instruções, teria de trazer um professor embrulhado junto.

3. E quanto à metodologia?

Na educação à distância, a metodologia que embasa os processos didático-pedagógicos difere um pouco da convencional.

O universo individual do jovem e do adulto, ou seja, tudo aquilo a que se dá o nome de experiência de vida, constitui o terreno preparado para o cultivo do conhecimento (saber). Em maior ou menor grau – os adultos focam com mais interesse as regras; aos jovens interessam mais as exceções – é nesse ambiente que se dá a transferência dos conteúdos de aprendizagem-informação. E também é aí mesmo que repercute o processo crítico desses conteúdos de aprendizagem-formação.
Enquanto ensinar à criança é ajudá-la a se construir/formar para o mundo, ensinar ao adulto é ajudá-lo a se reconstruir/informar para esse mesmo mundo. Num e noutro caso, o respeito à individualidade e às diferenças é fundamental para o êxito pleno do processo educacional.
4. O que é Supletivo Flexível?

É a modalidade da Educação de Jovens e Adultos, geralmente chamada de Supletivo à Distância, em que a frequência às aulas não é obrigatória e, por isso, seu nome oficial é Supletivo de Presença Flexível e Atendimento Individualizado. Para poder cursá-lo basta ter a idade legal mínima necessária (16 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio) e matricular-se.
5. Então não haverá aulas?

É isso mesmo! Você é quem vai definir se necessita ou não de alguma explicação e, constatada a necessidade, você agendará um atendimento individualizado. A escala para agendamento das consultas fica aos cuidados da Secretaria, sendo que os esclarecimentos podem ser obtidos em aula presencial e também por e-mail, caso o interessado não possa comparecer pessoalmente.
6. Qual o prazo mínimo para realização das provas?

Está previsto para o ano de 2015 até 8 exames da SEED/PR e uma prova do ENEM, isso significa a conclusão total do ensino médio, independente da série em que parou, se dará em menos de 1 ano*, sem ter que fazer o ensino fundamental, basta ter 18 anos.

 7. Em quanto tempo sai o certificado?

Após a divulgação dos resultados, em até 120 dias.

8.Qual a idade mínima?

Para o Fundamental (de 5ª a 8ª série) = 15 anos.

Para o Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série do antigo 2º grau) = 18 anos.

9. Qual o limite de tempo para terminar o curso?

Por ocasião da matrícula é firmado um Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, válido por 6 (seis) meses. Caso não consiga concluir nesse tempo, deverá assinar um novo contrato para renovação da matrícula.

10. É preciso adquirir muitos livros e apostilas?

As apostilas já estão inclusas no valor do curso. O material didático do Curso Saiba Mais é dividido em 4 (quatro) apostilas teóricas, referente a cada um dos blocos (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e mais um Guia do Estudante com dicas e rotas de estudo.

11. Qual a documentação necessária para a matrícula?

- Cópia do RG;

- Cópias do CPF;

- Cópias do Comprovante de Endereço com CEP.

 13. A escola é reconhecida?

 O certificado é válido em todo o território nacional, inclusive com o reconhecimento pela Secretaria de Educação.

* A aprovação depende do desempenho dos alunos nas provas.

 

Enquete

Qual o curso que mais lhe disperta interesse?